As 6 estratégias básicas para duplas de tênis

No Tênis, as duplas são um tipo de jogo muito diferente e mais complexo do que na simples. A quadra é maior, há mais jogadores na quadra, você normalmente passa mais tempo na rede e os pontos geralmente são mais curtos.

Ao criar uma estratégia de duplas no Tênis, há muito a considerar. Abaixo, você descobrirá estratégias, dicas e táticas comprovadas para se tornar um jogador de duplas melhor, frustrar seu oponente e vencer mais partidas.

Geralmente todo tenista tem uma estratégia principal que funciona bem para a maioria das partidas, com base nos pontos fortes pessoais e de seu parceiro. Você também terá que ajustar a estratégia com base em como seus oponentes jogam.

Por exemplo, talvez você seja um jogador que saque e voleia, mas pode enfrentar uma dupla que tenha retornos de saque muito baixos que irão dificultar o voleio. Nesse caso, você provavelmente terá que ficar mais recuado na quadra.



1) Assuma o controle da rede

Essa estratégia é comum entre tenistas profissionais duplistas como os irmãos Bryan. Você costuma ver pontos em que ambos os jogadores terminam a jogada apenas alguns metros da rede.

Se você conseguir dominar a rede de maneira consistente em uma partida de duplas, você pressionará seu oponente. Você pode forçá-los a fazê-los tentar acertar golpes difíceis de baixa porcentagem de acerto. Voleios perto da rede também costumam ser mais fáceis, então você ganhará mais pontos. Você tem melhores ângulos na rede e pode voleiar com maior margem de precisão.

2) Mova-se de um lado para o outro na rede

Você deve sempre usar esta estratégia na rede em duplas. Mover-se lateralmente na rede, especialmente quando seu oponente estiver prestes a acertar um golpe, pressionará ele. Os tenistas são ensinados a não acertar o jogador da rede em duplas, de modo que provavelmente tentarão mudar a direção do golpe. Isso pode causar inúmeros erros não forçados.

3) Bata a bola nos pés do jogador da rede

É muito mais difícil acertar um bom golpe nos pés ou tornozelos do seu adversários.do que um golpe alto no peito ou nos ombros. Atingir a bola aos pés deles coloca o adversário em grande desvantagem. Eles geralmente erram o golpe ou levantam a bola, já que trata-se de um voleio difícil. Geralmente, é um bom momento para você ou seu parceiro fazer caça furtiva e avançar na quadra.

Você pode colocar a bola no pé do seu adversário, trabalhando mais o efeito topspin em suas batidas para fazer com que a bola mergulhe nos pés do oponente. Outra tática é acertar um voleio suave (apenas com um tapa na bola) que permaneça baixo sobre a rede antes de cair nos pés do oponente. Dessa forma também ira dificultar o voleio de seu adversário.

4) Na devolução

Quando você estiver retornando ou acertando golpes de saque, tente direcionar a bola profundamente na quadra para empurrar o oponente para trás. Isso permitirá que você avance antes dele para a próxima jogada. Normalmente, o oponente acerta um golpe fraco porque você os forçou para atrás da linha de base. Isso também lhe dá tempo para atacar na rede.

5) Ataque no meio

Muitos treinadores de Tênis costumam dizer que “o meio resolve o enigma”. Essa é uma grande estratégia de duplas, especialmente se os dois oponentes estiverem na rede. Existem várias vantagens em atacar o meio da quadra em duplas.

  1. Você está forçando a outra dupla a se comunicar e potencialmente causando confusão . Normalmente, o oponente com o forehand no meio faz o direcionamento para a bola. Se um oponente é canhoto e o outro destro, isso pode ser ainda mais eficaz.
  2. Você está tirando os ângulos do próximo golpe. Do meio da quadra, o oponente tem ângulos menores para usar. Este é um bom momento para você e seu parceiro beliscarem o meio, pois eles terão problemas em passar por vocês.

6) Bata no voleio do backhand do jogador mais fraco

Quase todo jogador de duplas tem um vôleio de backhand mais fraco que o de forehand. Se você acertar um golpe forte ou uma bola mais baixa no backhand do oponente mais fraco, provavelmente fará com que ele erre ou faça um próximo golpe deficiente. Quando ambos os jogadores estão na rede, este deve ser o golpe padrão, a menos que outro tiro óbvio seja melhor.