A melhor raquete de Tênis, eleita pela Casa do Tenista em 2021! Yonex Vcore 98

22 de Dezembro de 2021
A melhor raquete de Tênis, eleita pela Casa do Tenista em 2021! Yonex Vcore 98

Para o final de 2021, reunimos nossos playtesters para debatermos sobre qual seria a melhor raquete do ano. Além da Casa do Tenista ter colaboradores que jogam Tênis há muitos anos, também possuímos clientes em nossa loja física que testam e passam feedbacks das raquetes demo que disponibilizamos. Percebemos que de 10 tenistas questionados sobre quais as 3 raquetes que mais cativou a atenção para 2021, a raquete Yonex Vcore 98 acabou ficando no Top 3 de 10 entrevistados.

 

Por causa desses fatos, a raquete Yonex Vcore 98 ganhou o destaque do ano em 2021 da Casa do Tenista.

 

 

Afinal, o que faz desta raquete tão espetacular?

 

 

 

 

A Yonex VCORE 98 (305) é uma raquete na linha da marca japonesa que é projetada para jogadores intermediários e avançados que desejam uma raquete compatível com o spin com uma ótima sensação.

 

Obviamente, o aspecto mais notável da Yonex VCORE 98 (2021) é a constituição da estrutura do aro. Esta tecnologia foi introduzida em todas as raquetes Yonex há 30 anos, mas ainda constitui um aspecto chave dessas raquetes. A marca afirma que isso aumenta o ponto ideal em 7%.

 

 

A VCORE 98 possui um feixe relativamente fino e cabeça isométrica de 98 pol² para oferecer uma precisão impressionante em oscilações completas e bastante giro. O que antes era um padrão de cordas 16 x 20 agora é uma 16 x 19, graças a esse padrão de cordas a raquete está um pouco mais aberta disponibilizando mais spin.

 

Para tornar mais fácil o swing, a Yonex usa ranhuras Aero Fin no arco superior, mas também na parte inferior da cabeça. Isso é complementado por um sistema de ilhós chamado de Aero Trench que submerge os ilhós para reduzir ainda mais a resistência do ar.

 

 

De acordo com suas afirmações, a vantagem dessas tecnologias é a aceleração sem esforço, o que o ajudará a impulsionar a bola com ritmo e giro.

 

De fato, com popularidade crescente, a Yonex está construindo uma reputação de raquetes de tênis tecnicamente avançadas de alta qualidade. A marca é reconhecida mundialmente como a única a manter o padrão de excelência em toda linha de seus produtos. Um exemplo, é na questão da precisão do peso das raquetes. Se você pesar as raquetes da Yonex (mesmo modelo), irá perceber que não existe variação no peso. Posto que, a marca não oficializa que possuam tolerância zero para diferença no peso, atualmente ela marca junto com Pacific que conseguem manter este alto padrão. E isto é algo a se considerar seriamente. Na Casa do Tenista, já pesamos raquetes LACRADAS da Head e Babolat, que tinham diferenças de 8 gramas entre elas (mesmo modelo). Isso modifica completamente o balanço de sua raquete. Ou seja, você perde performance. Com Yonex você pode ter a certeza de ter a mais alta qualidade em mãos.

 

As raquetes Yonex são jogadas por algumas das maiores estrelas do tênis mundial, incluindo Nick Kyrgios e Naomi Osaka.

Mas deixando de lado o jargão de marketing, que tal entrarmos em quadra com a Vcore 98?

Para as avaliações dentro de quadra, chamamos nossos playtesters mais experientes:

 

Ivan - Um jogador completo (em outras palavras, ele nunca perde!), treina há 20 anos e atualmente joga com a Babolat Pure Strike (versão 2016).

 

Rodrigo - Um jogador que se vê como um jogador “rato fundo de quadra'’, joga tênis há 25 anos e atualmente usa a raquete Head Radical PRO 360º (versão 2019).



PRIMEIRAS IMPRESSÕES (Geral)

Quando você adquirir uma Yonex VCORE 98 irá perceber logo de início como ela é amigável para o braço, fácil de gerar efeito e potência.

A desvantagem é que mesmo possuindo uma cabeça menor, para os jogadores que buscam níveis de controle alto, este modelo não é indicado.

 

 

 

 

FUNDO DE QUADRA

 

Ao bater no fundo de quadra com ela, você irá sentir e entender sobre a tecnologia Aero e o formato isométrico da cabeça. A sensação é realmente diferente. Isso tende a tornar as raquetes Yonex muito rápidas.

 

Outro ponto que chama atenção ao bater na bola, é o equilíbrio desta raquete. Freqüentemente, as raquetes podem ser rápidas porque o peso esta no cabo, mas a VCORE 98 (305) sente-se bastante equilibrada, apesar estar listada com 6 PT HL.

 

Esta raquete é uma máquina de gerar spin. Obter boa profundidade e rotação serão os pontos fortes dela para golpes em fundo de quadra.

 

 

Ivan: “Gostei bastante da Vcore 98, ela fez me sentir seguro para batidas no fundo de quadra com muita consistência, permitindo que eu fosse a rede finalizar voleios, que é o que eu faço de melhor! Tive a impressão de estar finalizando os pontos de forma mais rápida e fácil. Fiz muitos pontos com esta raquete e estava confortável com minha precisão. Eu normalmente jogo com um Babolat que exige mais força, e foi notável o ganho de manuseabilidade que tive com Yonex. ”

 

Rodrigo: “Eu realmente fiquei impressionado com esta Yonex. Descobri que poderia colocar muito topspin no forehand (que é o meu golpe mais forte). O engraçado foi que o ganho de spin é tão maior do que com a raquete que estou acostumado (Radical Pro) que pensava ter atingido o máximo neste quesito com ela. Porém, a Vcore fez eu rever completamente meu conceito de spin. "



 

VOLEIO E SMASH

 

Ivan: “Do meu ponto de vista, não houve problemas em usar esta Yonex para volear. Antes de fazer o teste com a raquete, havia lido alguns comentários que ela não tinha consistência no voleio. Consegui encontrar o ponto ideal e o controle dos meus voleios. Smashes eram igualmente bons.”

 

Rodrigo: “Eu estava preocupado que a cabeça menor da Vcore 98 pudesse dificultar os voleios, ainda mais por ter um formato de cabeça diferente, mas esse não foi o caso e consegui obter golpes de smashes e voleios com facilidade. Nos golpes de voleio principalmente, essa raquete me deu uma confiança a mais do que com a Radical Pro. Senti que com a Vcore 98, não foi tão necessário entrar firmemente na bola como no modelo que estou acostumado.”



 

SAQUE

 

Ivan: “Foi fácil colocar esta raquete na posição para sacar. O quadro é mais pesado do que costumo jogar, mas na verdade desde o início foi fácil manusear. Senti muita segurança para o segundo saque, algo que com minha Strike não consigo obter. ”

 

Rodrigo: “Estou acostumado com raquetes pesadas, e este modelo de 305 gramas foi a mais leve que joguei sem sentir a perda de potência. Com minha Radical Pro, nos saques planos ainda considero que a bola anda mais. Todavia, meu saque Kick com a Vcore 98 foi MUITO superior. A segurança que eu ganhei para fazer o segundo saque foi incrível."

 

 


Concluindo então ...

Esta raquete gerou muitas reações positivas de nossos playtesters e parecia ser capaz de ajudar uma variedade de estilos de jogo diferentes.

 

Nosso playtester focado no controle, que normalmente joga com uma raquete que adiciona potência, teve uma reação muito positiva sobre a Yonex VCore 98 e nosso playtester com mentalidade de ataque sentiu que poderia gerar potência com muita facilidade. O que leva à conclusão de que esta é uma ótima opção para quem busca uma raquete versátil, sem falhas gritantes.

 

Na verdade, nosso moedor de base até usou a palavra "amor" para descrever seus sentimentos em relação a este Yonex, o que é um grande elogio, de fato. Nossa sugestão é experimentar por si mesmo.

 

O teste de raquetes pode depender da opinião pessoal, por isso é importante lembrar que nem toda raquete é adequada para todos os jogadores e o desconforto de uma pessoa pode ser a alegria de outra. É por isso que tentamos testar raquetes com uma variedade de jogadores e para o YONEX VCORE 98 (2021) usamos dois playtesters talentosos com estilos de jogo muito diferentes.

 

 

Raio-X da VCORE 98:

Balanço (com corda): 32.49cm / 6 pts HL
Balanço (sem corda): 31,5cm / 9 pts HL
Comprimento: 68.5 cm / 27 in
Equilíbrio: 315 mm / 9 pts HL
Padrão de cordas: 16 Verticais / 19 Horizontais
Peso (com corda): 323 g
Peso (sem corda): 305 g
Rigidez (Stiffnes): 66 RA
Swingweight: 325
Tamanho da cabeça: 98 in²
Tensão recomendada: 45-60 lbs - 20kg-28kg
Tipo de grip: Yonex Synthetic

 

 

Ficou com alguma duvida? Entre em contato com nossos especialistas. Whatsapp: (51) 98032-5500 ou por email atendimento@casadotenista.com.br. Será um prazer auxilia-lo.

Leia também