Tensão

Tensão

Para muitos jogadores, a tensão das cordas de tênis é um aspecto muitas vezes negligenciado de sua raquete de tênis. No entanto, a tensão em que um jogador utiliza em sua raquete pode ter um impacto significativo no desempenho geral e na sensação de sua raquete de tênis.

A mudança de tensão é extremamente importante, pois ela pode mudar completamente a sensação que você tem ao bater na bola.

Como resultado, pode ser útil entender melhor o básico, para que você possa ajustar a tensão de suas cordas com confiança.

As noções básicas de tensão de corda de tênis

Se você ainda não o leu sobre nosso texto de cordas, recomendamos que confira nosso artigo sobre os diferentes tipos de cordas de tênis . Ele fornecerá uma compreensão mais profunda das cordas de tênis e ajudará a diminuir e selecionar uma corda de tênis que atenda às suas necessidades como jogador.

Medidas de Tensão de Cordas de Tênis

Na mundo do tênis, a tensão das cordas é uma medida que se da em libras ou em KG relacionando a quantidade de pressão que está sendo aplicada à corda quando puxada por uma máquina de encordoar. Normalmente no Brasil, utilizamos a expressão em Libras (Lb) e na Europa em KG.

Quando você está começando, pode ser difícil reconhecer a diferença na tensão das cordas simplesmente referenciando a tensão porque você não terá nenhum ponto real de referência. Somente até você ter a oportunidade de jogar com uma raquete encordoada por uma ou mais tensões, você começará a entender a sensação de uma tensão em particular.

Tensão de Cordas Baixas vs. Tensão de Cordas Alta

Quando você encordoa uma raquete de tênis, você tem uma das duas opções em relação à tensão.

Você pode encordoar sua raquete mais solta, o que resultará em uma tensão mais baixa ou você pode amarrar sua raquete mais firme, o que levaria a uma maior tensão.

Tensão de Cordas Baixas

De um modo geral, uma tensão na corda baixa fornecerá ao jogador mais potência e uma tensão maior proporcionará mais controle.
Com uma tensão mais baixa, suas cordas tendem a agir como um trampolim. Portanto, quando uma bola de tênis entra em contato com suas cordas, o efeito rebote será maior, proporcionando a capacidade de gerar mais velocidade e potência.
Além disso, o sweet pot (ponto doce) de uma raquete de tênis se torna um pouco maior à medida que você diminui a tensão de suas cordas.

Tensão de corda alta

Por outro lado, uma tensão mais alta reduzirá esse efeito rebote, proporcionando uma superfície de impacto mais estável e um ponto doce menor, o que acaba resultando em maior controle.

No entanto, se você considerar a afirmação acima, isso pode ser um pouco enganoso. Por exemplo, se um jogador está procurando por um aumento de potência, ele não deve simplesmente amarrar sua raquete 20 .. 30 lb a menos para ganhar mais energia.

De fato, essa grande queda de tensão seria um erro. Neste caso exagerado, um jogador obteria mais benefícios se focasse mais em sua técnica e aptidão para aumentar sua capacidade de gerar energia.
Como resultado, esta afirmação só é realmente verdadeira dentro de um intervalo de tensão específico. Por exemplo, um jogador que normalmente amarra sua raquete a 58 libras pode diminuir a tensão das cordas para ajudar a aumentar seu potencial de potência.

Também pode ser útil considerar seu nível de jogo ao avaliar a tensão das cordas. Enquanto a maioria dos jogadores aceita que uma tensão de cordas mais alta ajuda a produzir mais controle, não fará justiça aos iniciantes para encordoar sua raquete o mais firme possível para ganhar mais controle. Em outras palavras, o impacto de reduzir ou aumentar a tensão das cordas é relativo ao nível de habilidade de um jogador.
Em vez disso, novos jogadores podem se beneficiar de uma tensão mais baixa, pois será mais útil, especialmente quando eles acertam muitas batidas fora do centro.

Como Determinar a Tensão de Corda Apropriada

O lugar mais fácil para começar com a tensão das cordas é ficar dentro da faixa de tensão recomendada pelo fabricante da sua raquete. Quer saber onde encontrar esses números?
Basta verificar o interior da garganta da sua raquete de tênis , e você deve ver a sua recomendação. Ao desenvolver raquetes de tênis, todos os fabricantes testarão suas raquetes para determinar um intervalo de amarração apropriado para ela.

Embora esta faixa seja uma recomendação, alguns jogadores podem se beneficiar de encordoar sua raquete ligeiramente acima ou abaixo da tensão recomendada.
A melhor coisa que você pode fazer na primeira vez ao encordoar uma nova raquete é dividir a diferença e começar com uma tensão que está bem no meio da recomendação do fabricante.

Por exemplo, se sua raquete diz que a tensão recomendada é de 55 libras - 60 libras começam com 58 libras e ver como se sente. Com base no desempenho da raquete e na sensação geral, você pode ajustar a tensão para cima ou para baixo com base em sua preferência.
Pode demorar algumas vezes para descobrir a sua tensão favorita, mas se você começar no meio, você deve ser capaz de encontrar uma tensão que você gosta muito rapidamente.

Sugestão Útil

Quando começar a jogadr com uma nova raquete e trabalhar para encontrar a tensão correta da corda, é altamente recomendável que você fique com o mesmo tipo de corda que você esta acostumado a usar.
Diferentes tipos de cordas terão sensações e performances dramaticamente diferentes em várias tensões, portanto, para ajudar a minimizar as variáveis, tente manter uma única corda até encontrar uma tensão com a qual se sinta confortável.

Se você eventualmente mudar para uma nova corda, talvez seja necessário ser flexível e fazer ajustes em sua tensão com base na diferença do tipo de corda que você está usando. É claro que, se você estiver mudando para uma corda muito semelhante, talvez não seja necessário fazer nenhum ajuste.

Considerações Adicionais para a Tensão de Cordas

Quando você está apenas começando a testar a tensão das cordas, pode ser útil considerar o seguinte.

Encordoando Raquetes Diferentes

Toda raquete vai ter uma sensação e um desempenho diferentes quando você a encordoa. Portanto, é importante considerar este fato ao encordoar raquetes de tênis.

Freqüentemente os jogadores se sentirão confortáveis com uma tensão de corda que funcionou bem para eles no passado e manter essa tensão ao trocar de raquetes. Em muitos casos, isso pode ser um erro, porque a tensão pode não se adaptar bem.

À medida que você troca de uma raquete para outra, há uma grande probabilidade de que a faixa de cordas recomendada seja diferente, então a tensão a que você está acostumado será significativamente diferente também.
Portanto, ao mudar para uma nova raquete, considere testar algumas tensões diferentes. Você pode ficar agradavelmente surpreso com a forma como uma leve alteração na tensão pode ter um impacto significativo no desempenho geral e na sensação de sua raquete.

Encordoamento com diferentes tipos de cordas

Da mesma forma, vários tipos de cordas terão uma sensação dramaticamente diferente com a mesma tensão. Por exemplo, se você tivesse que amarrar sua raquete a 55 libras com uma corda de nylon, e então mudar para uma corda de kevlar e usar a mesma tensão, você perceberá rapidamente que essas duas cordas são muito diferentes.

A corda de Kevlar tem uma sensação mais rígida. Como resultado, você pode querer esse tipo de corda com uma tensão que é aproximadamente 5 a 10% menor do que a que você costuma amarrar em cordas de nylon. A tensão mais baixa ajudará a compensar a rigidez adicionada de uma corda de kevlar.

Por outro lado, se você passar de uma corda de nylon para uma corda de poliéster, pode querer amarrar sua raquete 5 a 20% mais baixo, pois a maioria das cordas de poliéster tenderá a ter um desempenho melhor em tensões mais baixas. Apenas lembre-se de que as cordas de poliéster são conhecidas por alongar-se e perder um pouco da tensão quando são amarradas pela primeira vez, então você pode querer compensar isso um pouco também.

Os quatro tipos diferentes de cordas incluem tripa natural, multifilamento, poliéster e tripa sintética. Aqui estão alguns dos mais populares para cada um desses tipos de cordas:

Melhor tensão de corda para lesões no braço

Como a maioria das coisas no tênis, o melhor é algo que pode ser especifico para cada tenista. Se você está sofrendo de uma lesão no braço, não é diferente, pois a gravidade da lesão de cada jogador varia muito.

No entanto, como princípio geral, a maioria dos jogadores com lesões nos braços se beneficiará com a redução da tensão de suas cordas, o que ajudará a criar uma configuração mais flexível. O resultado ajudará a reduzir a rigidez associada a tensões mais altas, o que acabará por ser mais apropriada para o braço de um jogador.

Se você está sofrendo de uma lesão no braço, como epicondilite, também pode valer a pena avaliar o tipo de corda, bem como o tipo de raquete que você está usando para atingir o mais alto nível de conforto, enquanto ainda pode desfrutar do jogo. e competir em alto nível.

Algumas das melhores cordas para o conforto são tripas naturais como Babolat VS Team. No entanto, o preço mais alto e a falta de durabilidade tendem a custar mais do que os tenistas estão dispostos a gastar.

A boa notícia é que os multifilamentos oferecem conforto comparável e, em alguns casos, melhor, como é o caso da Wilson Sesantion. Aqui estão quatro cordas populares para lesões no braço de quatro diferentes marcas de tênis :

alt text

Múltiplas raquetes enfiadas em diferentes tensões

Reconhecendo a diferença de desempenho e sentindo-se associado a várias tensões de cordas, muitos jogadores optam por carregar várias raquetes com diferentes tensões.

Em alguns casos, os jogadores profissionais terão cinco ou seis raquetes de tênis, no entanto, também é extremamente comum para os jogadores que competem carregar três raquetes com a seguinte lógica.
Você amarraria as duas primeiras raquetes com uma tensão familiar e confortável. Desta forma, se você quebrar uma corda, você terá outra raquete pronta para jogar na mesma tensão. No entanto, você pode amarrar a terceira raquete algumas libras a mais do que as outras raquetes para obter um controle extra.

Em situações altamente competitivas, um dos cenários mais comuns que os jogadores encontrarão é o de bater mais forte na bola. A empolgação do jogo, os nervos e a determinação de vencer podem fazer com que o jogador fique mais ansioso para terminar o ponto, o que faz com que ele acerte a bola um pouco mais de força do que normalmente o faz.
Neste caso, pode ser benéfico ter uma raquete encordoada 2-5 libras mais apertada para ajudar o jogador a recuperar o controle, limitando o potencial de potência das cordas e raquete.

Notas Finais

Embora muitas vezes negligenciada, a tensão das cordas de tênis pode ser uma ferramenta poderosa para o experiente jogador de tênis, mas também pode causar estragos no jogo de jogadores que não estão prestando atenção em suas cordas.
Assumir o controle da tensão das cordas como uma das muitas variáveis no tênis pode ajudar a dar uma vantagem sobre outro jogador que não está tão preparado.