Estrutura de uma Raquete

 

 

Se você está começando no mundo do Tênis, então pode ser extremamente importante ter uma compreensão completa das diferentes partes de uma raquete de Tênis. Dessa forma, quando amigos, treinadores ou companheiros de equipe fizerem referência a uma parte específica da raquete, você terá uma compreensão clara e poderá falar com sabedoria sobre cada parte.

 

Se você está no processo de comprar sua primeira raquete ou encontrar uma nova raquete, então também pode ser extremamente útil entender cada parte e como ela afeta o desempenho de sua raquete, para que você possa avaliar melhor e selecionar uma raquete. 

 

 

As diferentes partes de uma raquete de Tênis

Com o passar dos anos, a tecnologia de raquete evoluiu rapidamente. no entanto, as partes centrais de uma raquete de Tênis permaneceram, em sua maior parte, inalteradas. Vamos dividir as partes individuais de uma raquete de tênis com uma breve explicação de cada parte.

 

À medida que revisamos cada parte, aqui está um diagrama que você pode usar como ponto de referência.

 

Dica útil! Precisando de ajuda? Clique aqui para conferir nosso simulador de raquetes. Ele irá indicar qual a melhor raquete para o seu nível de jogo.

 

 

Cabeça da raquete

A cabeça de uma raquete de Tênis é onde as cordas são colocadas e cria a superfície de batida primária. Tamanhos de cabeça podem variar muito de raquete para raquete. No entanto, de um modo geral, a maioria dos tamanhos de cabeça normalmente fica entre 95 e 101 polegadas. Para raquetes iniciantes , recomendamos 100 polegadas quadradas ou mais, o que permite uma margem de erro maior.

De um modo geral, o tamanho de uma cabeça de raquete tem uma influência direta sobre o poder geral de uma raquete. Isto é, quanto maior a cabeça, mais poder e menor a cabeça, menos poder, mas mais controle o jogador terá.

 

 

Feixe da raquete

O raio de uma raquete de Tênis é simplesmente a espessura da cabeça da raquete, que tende a diferir entre os três tipos diferentes de raquetes de Tênis . Talvez uma das partes mais negligenciadas de uma raquete seja o raio que pode ter implicações significativas no desempenho geral da raquete.

 

Muitas vezes, as raquetes de potência terão um feixe maior, o que permite que as cordas se movam mais livremente e, portanto, ajudem a gerar energia adicional. Por outro lado, com as raquetes de controle, o feixe é geralmente menor, permitindo menos movimento (ou menos potência) e mais controle.

 

Você pode facilmente comparar o feixe de várias raquetes colocando-as no chão lado a lado. É outro componente que você pode querer considerar ao comprar uma nova raquete.

 

 

Cordas

Embora não estejam diretamente conectados a uma raquete, suas cordas de tênis são um componente central de uma raquete, que quando esticada fornece uma espécie de trampolim para golpear uma bola.

Corda de Tênis vem numa variedade enorme de espessuras e materiais e pode ter um tremendo impacto no desempenho geral da raquete. Cordas e a tensão na qual você enfia uma raquete impactam diretamente: potência, controle, rotação e vibração durante o jogo.

 

 

Bumper Guard

No topo da cabeça das raquetes que cobre superfici superior, um protetor de pára-choques protege a zona de impacto de uma raquete de tênis, que é frequentemente raspada no chão ao atingir as batidas do solo.

 

Normalmente, os protetores de pára-choques são feitos de plástico durável e, com o tempo, precisarão de substituição para evitar a raspagem da estrutura de uma raquete, o que pode levar a uma estrutura quebrada, se não for tratada.

 

 

Grommets

Grommets de raquete de Tênis são inserções de plástico que se estendem através dos furos em torno de toda a cabeça de uma raquete de Tênis. Os grommets ajudam a proteger as cordas da superfície tipicamente dura e das bordas nos furos das cordas.

 

Além disso, a espessura dos grommets geralmente vem em uma largura específica por raquete de Tênis para permitir ou restringir o movimento das cordas. Com raquetes de mais potência, muitas vezes você descobrirá que os grommets são mais largos, permitindo o livre movimento das cordas, enquanto as raquetes de controle terão grommets mais estreitos para ajudar a evitar movimentos excessivos.

 

 

 

Garganta da raquete

A garganta de uma raquete de Tênis começa no topo do cabo e se divide em duas seções, que se estendem para fora em ambos os lados da raquete para iniciar a formação da cabeça da raquete.

 

O centro da garganta é oco para manter o peso da raquete para baixo e é de onde vem a maior parte da flexão de uma raquete. Uma raquete “rígida” freqüentemente fornecerá menos flexão na garganta da raquete para ajudar a gerar energia adicional ao bater na bola.

 

 

Cabo da raquete

O cabo  raquete de Tênis é a parte inferior do eixo da raquete e é a parte da raquete que você segura quando  joga tênis. Quando os fabricantes buscam estender suas raquetes para fornecer uma versão “estendida”, que fornece alavancagem e mais potência, eles geralmente prolongam a alça para fazê-lo.

 

A circunferência de alças ou o comprimento da borda externa de uma alça para raquetes varia de 4 polegadas a 4 ⅝ polegadas. É importante selecionar a alça de tamanho correto para garantir conforto e limitar a possibilidade de ferimentos causados ​​por uma alça pequena ou grande demais.

 

 

Grip

O grip de uma raquete de tênis é simplesmente o revestimento externo do cabo da raquete. Ele ajuda a dar a sua mão um aperto firme na raquete, fornece uma superfície de amortecimento para proteger sua mão da superfície áspera.

 

 

Butt

O alvo de uma raquete de tênis é a porção mais baixa do cabo da raquete. É um pouco mais largo do que a alça que ajuda a garantir que a raquete fique na sua mão enquanto você balança.

 

 

Butt Cap

A tampa traseira de uma raquete de Tênis simplesmente veda a parte inferior da alça da raquete e é um ponto comum onde os fabricantes de raquetes colocarão seu logotipo, bem como o tamanho do cabo da raquete.

 

Lá você tem isso! Agora que você tem uma compreensão completa das diferentes partes de uma raquete de tênis, você deve ser capaz de falar com confiança sobre sua raquete.

 

 

Notas Finais

Você achou este artigo útil? Divulgue para amigos. Claro, se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar. Estamos mais do que dispostos a ajudar.